Estrutura e Campos de Estágio - Medicina

O curso possui 8382 horas, distribuídas em 12 períodos ou semestres. O ciclo preparatório compreende os oito primeiros períodos e os últimos quatro períodos correspondem ao internato médico. No internato, os estudantes fazem estágios supervisionados nas cinco grandes áreas da medicina:

• Clínica Médica,
  • Clínica Cirúrgica,
  • Ginecologia-Obstetrícia,
  • Pediatria,
  • Saúde Coletiva

Ao final deste período, o egresso deve estar apto a atender os principais problemas de saúde da população.

O acadêmico de Medicina tem disciplinas presenciais e semipresenciais. Mesmo apresentando o currículo em disciplina, existe um grande esforço por parte dos professores para integrarem seus conteúdos, através de módulos interdisciplinares, projetos de pesquisa e de extensão universitária. A Faculdade Evangélica, entendendo a importância da pesquisa para a formação do médico, instituiu o Trabalho de Conclusão de Curso, que estimula a produção científica dos estudantes e professores. A pesquisa também está presente em eventos como o Conclave Científico dos Acadêmicos de Medicina e o Encontro de Saúde Coletiva, já tradicionais e conhecidos nacionalmente.

A atual proposição curricular inclui ainda conteúdos voltados à formação ética e humanista do estudante como aqueles ministrados pelas disciplinas de História e Humanização da Medicina, Teologia da Saúde, Bioética e Psicologia.

A estrutura geral do curso prevê valorização das atividades práticas, que acontecem nos laboratórios da Faculdade Evangélica e nos diversos campos de estágio:

Hospital Evangélico de Curitiba, seus centros cirúrgico geral, cardíaco e obstétrico, pronto socorro, Unidades de Terapia Intensiva, enfermarias da clínica médica, clínica cirúrgica, ortopedia, ginecologia-obstetrícia, pediatria e ambulatórios das grandes áreas médicas e diversas especialidades.

Unidades Básicas de Saúde

Centros de Vacinação e Centro Psiquiátrico Metropolitano