História

A Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná  é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, que tem como princípios, o desenvolvimento de atividades que promovam o bem estar social, a saúde e a educação.

Foi fundada por homens e mulheres altruístas, que viram o futuro e transformaram o presente em benefício de alunos, professores, pacientes, médicos e a comunidade. Sob a edificação , com Deus, de um tempo melhor.

• Em 2 de janeiro de 1969 foram iniciadas as aulas do Curso de  Medicina.
  • O decreto 63087 de 13 de janeiro de 1969, publicado no D.O.U. de 15 de janeiro de 1969 autorizou o funcionamento da faculdade anexa ao Hospital Evangélico de Curitiba.
  • Os estágios práticos, desde o início desenvolveram-se no Hospital Evangélico de Curitiba, inaugurado 10 anos antes da Faculdade.
  • A primeira turma, com 45 alunos, formou-se em 06 de dezembro de 1973.
  • O início das residências médicas no Hospital Evangélico ocorreu em 1974, sendo preenchido por muitos dos ex-alunos da Faculdade Evangélica.
  • Desde 1987  realiza-se o Conclave Científico dos Acadêmicos de Medicina (CONCIAM) com a participação da maioria dos alunos da Faculdade Evangélica em atividades científicas.
  • O Hospital Evangélico de Curitiba foi credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, como Hospital Universitário e de Ensino em 1993.
  • Em 1994 foi criado o Programa de Pós-graduação (stricto sensu) em Princípios da Cirurgia- nível mestrado.
  • Com o Programa de Pós-graduação também foi criado o Instituto de Pesquisas Médicas (IPEM) um complexo de laboratórios aonde os alunos da pós-graduação e da graduação (iniciação científica, ligas e estagiários) realizam pesquisas.
  • Em 1997 foi aberto o nível doutorado do Programa de Pós-graduação em Princípios da Cirurgia.
  • O Hospital Evangélico de Curitiba recebeu a certificação do Ministério da Saúde e da Educação como “Hospital Universitário e de Ensino” pela Portaria MS/MEC n. 1000/2004.
  • Foram graduados 211 mestres e 56 doutores no Programa de Pós-graduação em Princípios da Cirurgia, em 25 anos.
  • A Faculdade Evangélica já formou 2.934 médicos, de 54 turmas, em 50 anos.
  • O Hospital Evangélico já formou 1.773 residentes em 45 anos.
  • Em 2019 houve a incorporação da Faculdade e do Hospital Evangélico pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, passando a denominar-se, Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM).

Quinta, 21 Novembro 2019